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segunda-feira, 12 de outubro de 2009

FICHAMENTO, Resumos, UMAS DICAS, APENAS: PARA AUXILIAR QUEM TEM DIFICULDADES

Resumo crítico ou resenha








Este é, provavelmente, o tipo de resumo que você mais terá de fazer a pedido de seus professores ao longo do seu curso. O resumo crítico é uma redação técnica que avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ou literária.


Quando um resumo crítico é escrito para ser publicado em revistas especializadas, é chamado de resenha. Ocorre que, por costume, os professores tendem a chamar de resenha o resumo crítico elaborado pelos estudantes como exercício didático. A rigor, você só escreverá uma resenha no dia em que seu resumo crítico for publicado em uma revista. Até lá, o que você faz é um resumo crítico.


Mas não deixam de estar certos os professores que dizem que resenha não é resumo. A resenha (ou resumo crítico) não é apenas uma resumo informativo ou indicativo. A resenha pede um elemento importante de interpretação de texto. Você só fará uma boa resenha se tiver lido um texto ao menos até a quarta etapa de leitura, na classificação sugerida mais acima.






Por isso, antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando:


1. qual o tema tratado pelo autor?


2. qual o problema que ele coloca?


3. qual a posição defendida pelo autor com relação a este problema?


4. quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição?






Uma vez tendo identificado todos estes pontos, que devem estar retratados no seu esquema do texto, você já tem material para escrever metade do seu resumo crítico. Este material já é suficiente para fazer um resumo informativo. No entanto, para um resumo crítico, falta a crítica, ou seja, a sua análise sobre o texto. E o que seria essa análise? A análise seria, em síntese, a capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e idéias sobre o tema em questão. Para fazer a análise, portanto, certifique-se de ter:


• informações sobre o autor, suas outras obras e sua relação com outros autores;


• elementos para contribuir para um debate acerca do tema em questão;


• e clareza acerca dos leitores prováveis de sua crítica. Isto quer dizer que você deve saber para quem estará escrevendo o resumo crítico ou resenha, indicando ao final da mesma sua importância.


A partir daí você pode escrever um texto que, em linhas gerais, deve apresentar:


• nos parágrafos iniciais: uma introdução à obra resenhada, apresentando o assunto/ tema, o problema elaborado pelo autor e a posição do autor diante deste problema;


• no desenvolvimento, a apresentação do conteúdo da obra, enfatizando as idéias centrais do texto e os argumentos e idéias secundárias;


• por fim, uma conclusão apresentado sua crítica pessoal, ou seja: uma avaliação das idéias do autor frente a outros textos e autores, uma avaliação da qualidade do texto, quanto à sua coerência, validade, originalidade, profundidade, alcance, etc.


É bom lembrar que estes passos não são uma norma rígida. Esta é a estrutura usual de resenhas, mas como a resenha é um texto escrito para publicação em revistas especializadas, cada revista cria suas próprias regras. Questões como onde escrever o nome do resenhista (se abaixo do título, no final, a quantos centímetros da margem), quantos parágrafos utilizar, o número mínimo e máximo de linhas, a utilização de tópicos e subtítulos etc., tudo isso é definido pela revista que for publicar a resenha. Por isso, sempre que um professor pedir para você fazer uma “resenha” (um resumo crítico, já que não será publicado) você deve pedir que ele lhe dê este parâmetros. Se o professor não se pronunciar, sinta-se livre para decidir como apresentar a resenha, desde que respeitando a estrutura geral apresentada aqui e as normas de bom senso para redação de trabalhos acadêmicos.






Fichamento






Fichamento é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema. Para isso, é preciso usar fichas que facilitam a documentação e preparam a execução do trabalho. Não só, mas é também uma forma de estudar / assimilar criticamente os melhores texto / temas de sua formação acadêmico-profissional.


“Um fichamento completo deve apresentar os seguintes dados:


1. Indicação bibliográfica – mostrando a fonte da leitura (cf. ABNT).


2. Resumo – sintetizando o conteúdo da obra. Trabalho que se baseia no esquema (na introdução pode fazer uma pequena apresentação histórica ou ilustrativa).


3. Citações – apresentando as transcrições significativas da obra.


4. Comentários – expressando a compreensão crítica do texto, baseando-se ou não em outros autores e outras obras.


5. Ideação – colocando em destaque as novas idéias que surgiram durante a leitura reflexiva.






MODELO DE FICHAMENTO






Indicação bibliográfica (conforme as normas da ABNT)


1ª parte: apresentação objetiva das idéias do autor


1 – Resumo (baseado no esquema)


2 – Pequenas citações (entre aspas e páginas)






2ª parte: elaboração pessoal sobre a leitura


1 – Comentários (parecer e crítica)


2 – Ideação (novas perspectivas)


Extraído de: HUHNE, L.M. Metodologia científica. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2000. pp.64-65.






Fichário






O fichário não é nada mais do que o espaço no qual você armazena as fichas produzidas em sua atividade de fichamento. Estas fichas podem ser organizadas ou classificadas por temas, por números ou em ordem alfabética.



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