Quem sou eu

Minha foto
Uberlândia, MG, Brazil
Somos estudantes do primeiro período de DIREITO da faculdade UNIMINAS Uberlândia MG.

ENTRETENIMENTO

ENTRETENIMENTO
Nosso Brasil.

Pesquisar este blog

Seguidores

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

senhor dos anéis

O senhor dos anéis e outras obras




O fenômeno criado por Tolkien



Em 1936, quando o editor Stanley Unwin recomendou a publicação do manuscrito The Hobbit (ou There And Back Again), nunca supôs que este conto mítico de fantasia se tornaria um sucesso literário tão duradouro. Em menos de um ano, The Hobbit já havia conseguido o prêmio New York Herald Tribune de melhor obra de literatura infantil, e rapidamente se transformaria em um clássico universal. O Senhor dos Anéis, que Tolkien escreveu como uma continuação de The Hobbit, chegaria a converter-se em um dos livros mais lidos de todos os tempos.



No ano de 1997, uma matéria realizada pela prestigiada cadeia de televisão britânica BBC nomeou O Senhor dos Anéis como o “melhor livro do século XX”. Outro fato marcante foi a escolha do público - que selecionou as 100 obras artísticas que definiram o século (desde filmes e pinturas, até esculturas e obras literárias), - sendo que entre essas cem obras se encontravam novamente O Senhor dos Anéis. Mas qual é a magia atrás desta epopéia fantástica que tanto fascina aos leitores? http://www.terra.com.br/cinema/senhordosaneis/







Divulgação



J.R.R. Tolkien levou 12 anos para escrever a trilogia Senhor dos Anéis



Filho de pais ingleses, John Ronald Reuel Tolkien nasceu no dia 3 de janeiro de 1892 na cidade de Bloemfontein, no estado livre de Orange, na África do Sul, mas com a pequena idade de quatro anos, ele e seu irmão regressaram à Inglaterra com sua mãe e nunca mais voltaram ao continente africano. Após a morte de seu pai, a família se mudou da localidade de Sarehole, onde o jovem Tolkien passou sua infância feliz imerso na comunidade rural de Warwickshire. Quando tinha 8 anos, sua mãe se mudou para Brimingham, cujo perfil industrial Tolkien achou detestável. A sensibilidade que o autor desenvolveu pela paisagem campestre e sua nostalgia por recuperar esta visão idílica do mundo pode ser apreciada claramente em todas suas narrações e ilustrações.



Quando Tolkien tinha só 12 anos, sua mãe, que sofria de diabetes, ficou gravemente doente e faleceu, deixando os irmãos sob a tutela do Padre Francis Morgan, clérigo do povoado. Os irmãos Tolkien começaram a freqüentar o King Edward’s School, em Birmingham, onde o futuro autor se destacou por seu interesse pelos clássicos. Depois de completar seus estudos de literatura e língua inglesa na Universidade de Oxford, Tolkien casou-se com Edith Bratt.



Em 1915, Tolkien se uniu aos Fusileiros de Lancashire, onde foi designado para combater na batalha de Somme. Ao final da guerra, conseguiu um posto no New English Dictionary, onde permaneceu durante dois anos. Ao mesmo tempo, Tolkien começou a escrever uma obra mitológica e de lendas que no começo chamou de The Book of Lost Tales, e que eventualmente se converteria em The Silmarillion.



Desde muito cedo, os idiomas fascinaram Tolkien, em particular as línguas do norte da Europa. Desta afinidade pela lingüística surgiu não só sua profissão, como também seu hobby, o de inventar idiomas. Ávido leitor de contos míticos e épicos, Tolkien desenvolveu várias opiniões sobre o conceito de mito, sua relação com as línguas, e a importância dos contos, interesse que compartilhava com seu amigo C.S. Lewis.



Em 1920, Tolkien obteve o cargo de professor de língua inglesa na Universidade de Leeds, fato que marcou o começo de uma distinguida carreira acadêmica que culminou em sua nomeação como Professor de cultura anglo-saxão em Oxford.



Paralelamente, Tolkien escrevia para seus filhos e os narrava a história de The Hobbit. Graças a Stanley Unwin, que solicitou ao autor que escrevesse a continuação deste conto, Tolkien se embrenhou na tarefa de escrever O Senhor dos Anéis (The Lord of The Rings), uma epopéia fantástica que levou 12 anos e que não foi publicada até que Tolkien se retirasse de seu trabalho acadêmico. Uma vez afastado, Tolkien e sua esposa mudaram-se para a região de Bournemouth. Com a morte de sua esposa em 1971, Tolkien regressou a Oxford onde faleceu dois anos depois, em 2 de setembro de 1973, deixando a tarefa de edição e publicação de The Silmarillion a seu filho, Christopher.



Algumas das obras literárias de J.R.R. Tolkien

The Hobbit ou There and Back Again (1937)

The Lord of the Rings (1954-1955)

Trilogia que inclui:

- The Fellowship of the Ring

- The Two Towers

- The Return of the King Bilbo’s Last Song (1974)

The Silmarillion (1977), Unfinished Tales of Númenor and Middle-earth (1980), The Adventures of Tom Bombadil and Other Verses from the Red Book (1962), Letters of J.R.R. Tolkien (1981), The Monsters and the Critics and Other Essays (1983).





•O Hobbit: Obra em que Tolkien apresenta ao mundo seus mais famosos personagens, os hobbits, e dá início à saga de uma terra distante habitada por magos, dragões e trolls.





•A Sociedade do Anel: início da trilogia “O Senhor do Anéis”, o livro revela como surgiram os anéis mágicos e como um grupo de magos, elfos e outros seres se formou para impedir que o maligno Sauron dominasse toda a Terra Média.





•As Duas Torres: No segundo volume da trilogia “O Senhor dos Anéis”, a sociedade se divide e eles são obrigados a enfrentar o poderoso exército de Saruman.





•O Retorno do Rei: Volume final da trilogia “O Senhor dos Anéis” em que o escritor narra como acabou a Guerra do Anel, o que aconteceu no confronto dos homens com os exércitos de Mordor e Saruman e o destino de Gollum e do Um Anel.

Contos Inacabados de Númenor e Terra-Média



Publicado pela primeira vez em 1980, sete anos após a morte de J. R. R. Tolkien, o livro CONTOS INACABADOS, abriga diversas narrativas que não estão concluídas. Chegam a um final abrupto, com indicações vagas de como a história continuaria a partir dali, ou possuem diversas versões conflitantes, sem que Tolkien tivesse optado definitivamente por nenhuma delas.



CONTOS INACABADOS foi trazido a tona pelo filho de Tolkien, Cristopher, a partir de rascunhos e anotações das histórias míticas e lendas esquecidas dos arquivos de seu pai. Além de apresentar, Christopher, recheia o textos com notas explicativas, na tentativa de esclarecer os fatos e informações. Além, de redesenhar o mapa de O Senhor dos Anéis em escala maior, reproduzindo o único mapa de Númenor feito por Tolkien. Saiba mais.





O Silmarillion



Quando O Senhor dos Anéis foi publicado, as histórias de O Silmarillion já existiam em suas versões iniciais, escritas em velhos cadernos, muitas vezes às pressas e a lápis. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículos e registros de suas reflexões mais profundas. Em O Senhor dos Anéis, são narrados os grandes eventos do final da Terceira Era. O Silmarillion relata acontecimentos de uma época muito anterior. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Morgoth, o Senhor do Escuro, que habitava a Terra-Média, roubou essas pedras preciosas e as engastou em sua coroa de ferro. Para recuperá-las, os altos-elfos travam uma guerra prolongada e sem esperança contra o grande Inimigo.







Roverandom



Publicado em português pela Martins Fontes, a mesma editora de O Senhor dos Anéis no Brasil, Roverandom é uma história de conto-de-fadas criada por J.R.R. Tolkien para seu filho, Michael Tolkien.



Michael perdera em 1925, um cãozinho de brinquedo que gostava muito. Para consolá-lo, o pai inventou uma história sobre um cão de verdade que é transformado em um brinquedo por um mago e mandado para um “feiticeiro de areia” à Lua e ao fundo do mar.



Mais de 70 anos depois, as aventuras do cachorro Rover, também conhecido como “Roverandom”, foram publicadas na Inglaterra, organizadas a partir do texto original por Christina Scull e Wayne G. Hammond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário pertinente ao assunto;
Que Deus ilumine o seu dia;
Alunos de Direito UNIMINAS UBERLÂNDIA MG